segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

9ª Semana - Aula 22.11.2016

Forma bidimensional de peão de xadrez no programa AutoCAD.
Iniciação ao programa 3D Studio Max.
Criação de uma chaleira no 3D Studio Max.
Criação de um peão de xadrez no 3D Studio Max.
Animação com peão de xadrez no 3D Studio Max.



Comandos
-Exercício Bidimensional Peão-
No AutoCAD:
RECTANG;
0,0;
25,50;
CIRCLE; (ponto médio);
10 (Raio);
LINE (pontos médios);
TRIM (cortar nas intersecções pretendidas);
PEDIT ;
JOIN;
(Selecionar polylines pretendidas);

Criação bidimensional de um peão de xadrez no AutoCAD.

Comandos
-Exercício Tridimensional Chaleira-

No 3D Studio Max:
Menu do "Sol"- Menu de criação- Serve para criar entidades, 3D, 2D, Luzes, Câmaras e Objectos de apoio;
TEAPOT; (Pressionar botão do lado direito do rato- aparece a forma de acordo com a vista pretendida, controlando o raio e número de segmentos que define a malha do desenho);

Menu edição:
Alterar nome do objecto;
MODIFIER LIST;
EDIT POLY;
(Selecionar todos os pontos);
(Selecionar janela "Top");

Menu edição:
TESSELLATE (reproduz entidades selecionadas);
(Selecionar janela);
SCALE; (Colocar as diferentes medidas);
RENDER SETUP;
RESET(Começar novamente uma janela de 3DStudio Max).


Criação de uma chaleira no 3D Studio Max.


Comandos
-Exercício Tridimensional Peão-

No 3D Studio Max:
IMPORT; (Ficheiro realizado em AutoCAD);
Circle;
12.5 (raio)
CREATE (atenção: ter selecionada a janela "Top" ou "Perspectiva");
Menu edição- alterar cores das layers;
Line;
x= 0,0;
y= 0,0;
z= 0; (Add Point);
60 (Add Point);
Finish;

Menu construção;
Selecionar COMPOUND OBJECTS;
Selecionar LOFT;
GET SHAPE;
Selecionar circunferência de perfil.
Alterar nome da layer e cor para "peão";

Menu edição:
DEFORMATIONS;
SCALE; (linha vermelha- indica o percurso de deformação- pode-se adicionar pontos na linha, pegar nos pontos e alterar a sua posição e forma (colocar o rato sobre o ponto, botão direito do rato e alterar consoante gosto, posso a qualquer momento desligar a ferramenta de deformação).

Menu edição:
Na deformação:
FIT;
GET SHAPE; (selecionar forma, fazer rotação de forma a ter o resultado pretendido);
Tendo a opção de selecionar as deformações pretendidas.

Criação estrutural de um peão de xadrez no 3D Studio Max.

Alteração de cor consoante posição do peão, no 3DStudioMax.


Comandos
-Exercício Animação Peão-
DISPLAY;
HIDE BY CATEGORY;
SHAPE (faz com que se escondam, por categorias, as entidades 2D);

Menu MATERIAL EDITOR;
MODES;
COMPACT MATERIAL EDITOR;
(Substituir godés de cor cheios por vazios, botão do lado direito do rato e seleciona-se "3X2", altera-se o nome do material)
STANDARD;
Alterar cor do DIFFUSE, para alterar cor do material;
GRAPH EDITORS;
TRACK VIEW;
DIFFUSE COLOR;
Adicionar chave;
Alterar valor, arrastando para alternar;
GRAPH EDITORS;
TRACK VIEW;
XPOSITION;
(Colocar um ponto em 0 e outro em 100, fazer alteração para curva).

Fim da conversa de chat
Animação com peão de xadrez, no 3DStudioMax.

Sem comentários:

Enviar um comentário